Artigos - O investimento porco-espinho.
Thumb_e04d1d545228177e7260c07ac5dad95d Qui, 03 de Dezembro de 2015, 12:26:10

O investimento porco-espinho.

No seu livro “Empresas feitas para vencer”, Jim Collins – um escritor e consultor que possui entre seus clientes nada menos do que Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil – apresenta uma parábola muito interessante e plenamente aplicável aos investimentos.

Se trata do famoso ensaio de Isaiah Berlin “O porco-espinho e a raposa”, onde o autor dividiu a humanidade entre porcos-espinhos e raposas, inspirado em uma antiga parábola grega, que diz: “A raposa sabe muitas coisas, mas o porco-espinho sabe uma coisa muito importante.”

A raposa é um animal astuto, capaz de vislumbrar uma miríade de estratégias complexas para atacar de surpresa o porco-espinho.

Todos os dias, a raposa fica cercando a toca do porco-espinho, a espera do momento oportuno para atacá-lo. Rápida, traiçoeira, bela, agitada e manhosa, a raposa parece ter tudo para vencer.

O porco-espinho, por sua vez, é desajeitado, anda por aí balançando o corpo, vivendo sua vidinha simples, correndo atrás do almoço e cuidando da sua casa. A raposa aguarda, em silêncio calculado, no cruzamento do caminho.

O porco-espinho distraído, pensando na própria vida, cai direto no caminho da raposa. “A-há, agora te peguei!”, pensa a raposa. E salta, arremetendo contra o solo, movendo-se com grande rapidez.

O pequeno porco-espinho, percebendo o perigo, olha e pensa: “E lá vamos nós de novo. Será que ela nunca vai aprender?” Enrolando-se todo, como uma bola perfeita, o porco-espinho se transforma numa esfera de pontas afiadas, apontadas em todas as direções. A raposa, pulando sobre a presa, vê a defesa do porco-espinho e interrompe o ataque. Recua para a floresta e começa a planejar uma nova linha de ataque.

Todos os dias há uma nova versão dessa batalha entre o porco-espinho e a raposa – e, apesar da grande astucia dessa última, o porco-espinho sempre vence.

 

Basicamente, seguindo a lógica de Berlin, existem dois tipos de modus operandi: as raposas, que atacam em várias frentes de uma vez, de forma estratégica e complexa; e os porcos-espinho, que simplificam um mundo complexo a uma única visão unificadora, que se limitam ao essencial, e ignoram todo o resto.

Mas o que essa conversa sobre raposas e porcos-espinho tem a ver com investimentos imobiliários? Simplesmente tudo.

É possível traçar facilmente um paralelo com os tipos de investimentos, onde os imóveis possuem uma característica inerente, que é a segurança baseada na solidez desse tipo de ativo real. Nesses tempos de tormenta que estamos vivendo, isso é essencial, não somente para a preservação do patrimônio, mas também para a sua construção no longo prazo, de forma protegida da inflação. No aspecto da segurança, não há dúvidas de que estamos falando de um autêntico porco-espinho.

Por exemplo, no planejamento da aposentadoria,  os rendimentos que uma classe de ativos proporciona é muito mais importante do que quaisquer oscilações cíclicas de preço. Isso torna os investimentos em imóveis a classe mais apropriada para este fim, posto que além dos rendimentos, no caso das locações, possuem na sua valorização uma proteção natural contra a inflação, estando historicamente acima do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), como podemos ver no gráfico a seguir, do FIPE-ZAP:



 

Ainda, os imóveis são a classe de ativos que possuem a melhor performance em tempos de inflação alta, mesmo em períodos longos e severos, como tivemos na época pré-plano real.

Outra comparação válida, mesmo que genérica, é a realizada com o índice IBOVESPA, também extraída do site FIPE-ZAP:

 


Analisando o gráfico fica nítido que, em geral, a valorização dos imóveis – excluindo aí o ganho com os rendimentos – é sensivelmente maior do que é apresentado pela Bolsa de Valores no mesmo período. O leitor poderia argumentar que essa é uma leitura muito genérica sobre os investimentos na bolsa de valores, e com razão. O fato é que tanto no mercado de capitais, como no mercado imobiliário, existem diversas formas de se operar, com maior ou menor risco.

Quanto a volatilidade, por ser um ativo real, dificilmente a variação de preços será aguda, mesmo nas piores crises, como há que estamos vivenciando. Investindo em imóveis você não passará pelo sofrimento de ver o seu patrimônio diminuindo o seu valor em 50% por causa de uma crise, a não ser que seja um desastre natural, como um terremoto.

Outra coisa que ajuda sobremaneira na manutenção da tendência de alta do mercado imobiliário, é o período de bônus demográfico pelo qual o nosso país está passando. Para se ter uma idéia da demanda orgânica causada por esse vetor, no Brasil se realizam mais de um milhão de casamentos por ano, e como o ditado popular diz, quem casa quer casa.

Em outras palavras, quando avaliamos em termos de volatilidade, valorização, rendimentos atrativos, e ganho com a inflação, imóveis superam ações.

Além disso, construir riqueza com imóveis é hoje mais fácil do que era a alguns anos atrás. Os estoques estão em alta, os incorporadores estão flexíveis para fazer negócios – inclusive abrindo para participações nos seus projetos - e a competição diminuiu, sendo possível encontrar excelentes barganhas.

Por tudo isso, fica claro que os investimentos imobiliários incorporam o verdadeiro conceito de porco-espinho na defesa do seu patrimônio, sendo uma excelente alternativa para aposentadoria e constituindo uma verdadeira reserva de valor, como um grande seguro para tempos de crise.


Por Marcel Laste.            

Comentários

Artigos

Acompanhe quem mais entende sobre o mercado imobiliário e ouça o que temos para te dizer. Contamos com a sua participação e os seus comentários!

Veja todos os artigos.

Thumb_e04d1d545228177e7260c07ac5dad95d

Qui, 03 de Dezembro de 2015, 12:26:10

O investimento porco-espinho.

Entenda o conceito da parábola "A raposa e o porco-espinho" para conseguir preservar o seu patrimônio e construir riqueza protegida da inflação.

Thumb_storm_over_city-wallpaper-2560x1600__1_

Qua, 07 de Outubro de 2015, 17:29:31

A tempestade perfeita.

Entenda o que está acontecendo no mercado imobiliário e as grandes oportunidades que estão surgindo!

Thumb_1222

Qua, 01 de Abril de 2015, 08:52:22

A hora da compra!

E se eu te disser que podemos estar em um dos melhores momentos para quem deseja adquirir um novo imóvel?

Thumb_2020

Sex, 20 de Março de 2015, 18:22:10

Entendendo a nossa paisagem urbana.

A nossa arquiteta Maria Eduarda Kwitiko traçou um panorama interessantíssimo sobre os motivos que engessam a nossa criatividade e liberdade urbanas.

Thumb_2020

Sex, 23 de Janeiro de 2015, 22:54:25

A febre das tulipas.

Seja você um corretor imobiliário, investidor ou apenas um interessado sobre o tema, todos deveriam conhecer essa que se tornou a primeira bolha de todos os tempos.